Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Economista caçapavano vai lançar o livro "O Rio Grande tem saída?"

Fonte:
“O Rio Grande tem saída? Uma análise das potencialidades e dos entraves para o desenvolvimento", este é o título do livro que o caçapavano Darcy Francisco Carvalho dos Santos (Curriculum Vitae) , contador e economista, estará lançando em breve. É o seu quarto livro, e nele vai mostrar uma análise das potencialidades e dos entraves para o desenvolvimento do nosso Estado (clique aqui para saber mais).

O pensador Darcy Francisco, especialista em contas públicas, analisou com muito cuidado a situação do nosso estado e, sob o ponto de vista técnico, descreveu as suas preocupações, projeções e conclusões a respeito da nossa situação econômica e financeira.

Este economista será homenageado na Feira do Livro de Caçapava do Sul. Ele foi o primeiro Auditor Público Externo no Tribunal de Contas do Estado, a partir de 1974; depois, Auditor de Finanças Públicas da Secretaria Estadual da Fazenda.

Darcy informa que, através do seu livro, dá para entender por que o Rio Grande do Sul, um estado que possui o quarto PIB nacional e uma economia que supera em 35% as economias do Uruguai, Paraguai e Bolívia somadas, passa por uma crise sem fim em suas finanças públicas.

De um lado, ele diz, perdemos receitas, tanto pela redução da participação na carga tributária nacional, como pelas desonerações do nosso principal tributo, o ICMS, pelo governo federal, ou pela redução pura e simples das transferências federais, como tem ocorrido nos últimos anos. De outro lado, o lado da despesa, gastamos demais, acumulando déficits em cima de déficits, formando uma dívida que se multiplicou por 27 em 28 anos.


O economista Gilberto Simões Pires, comentando o livro que será publicado por Darcy Santos, afirmou que “entre tantas observações importantes, Darcy mostra que a despesa com pessoal é o maior item de despesa do Estado. Além de alta, apresenta comportamento crescente, devido à reposição dos servidores que inativam e aos pensionistas”.

O que todo mundo, que se preocupa com o RS pergunta ao economista caçapavano é se temos saída. Ele diz que espera ajudar a responder esta pergunta com esse novo trabalho, que será divulgado nos próximos dias no seu blog e nas redes sociais.

Brevemente serão divulgadas data e a hora da homenagem ao economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos.

Por Pedro Vanolin Macedo
Coordenador da Feira do Livro de Caçapava do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário