Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, manda mensagem sobre Feira do Livro de Caçapava

O Coordenador da Feira do Livro de Caçapava, Pedro Vanolin Macedo, recebeu do Ministério da Defesa a seguinte mensagem:

“Venho cumprimentar os organizadores da 26ª Feira do Livro de Caçapava do Sul pela escolha de nosso colaborador no Gabinete do Ministério da Defesa, escritor José Antonio Severo, para Patrono desse evento de grande significação cultural, que se realiza nesta última semana de abril.

Aproveito a oportunidade para apresentar ao povo de Caçapava o reconhecimento deste Ministério - e o meu próprio - pela exuberante folha de serviços prestados pelas sucessivas gerações de caçapavanos à defesa do território de nosso país e o papel relevante que sempre tiveram na história do Brasil.

Caçapava já figura na história da defesa nacional desde 1777, quando se fixou nesta localidade uma posição defensiva dos Dragões do Rio Pardo na então Paragem de Caçapava, um posto avançado no território recém incorporado aos domínios brasileiros.
Desde então, progressivamente fortificado, “Sentinela dos Cerros” é um marco de nossa soberania, constituindo um sítio histórico exuberantemente representado pelo Forte Dom Pedro II, uma das construções militares mais expressivas do Rio Grande do Sul.

Quartel avançado de nossas Forças Armadas, capital da República Rio Grandense nos anos de 1839 e 1840. Seus filhos estiveram presentes em todos os grandes embates da nacionalidade.

Nesta oportunidade quero homenagear um de seus filhos, o Coronel Vasco Antonio da Fontoura Chananeco, comandante do 3º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional de Caçapava, o primeiro grupamento de brasileiros a penetrar da Fortaleza de Humaitá, em 25 de junho de 1868.

Também não posso deixar de prestar minhas homenagens a outro filho dessa terra, um dos maiores estadistas da história de nosso país e fundador da República, o doutor Antonio Augusto Borges de Medeiros, presidente do Rio Grande do Sul, cinco mandatos e chefe civil da Revolução de 1932 nesse estado.

Recebam meus respeitos os escritores, os leitores e a população de Caçapava do Sul, um dos primeiros baluartes da defesa do Brasil e hoje um dos principais centros de produção econômica e cultural da região da Campanha do Rio Grande do Sul, que se reúnem nessa festa de paz e civilização.

Cordiais saudações”.

Assinado: Aldo Rebelo, Ministro de Estado da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário