Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 3 de maio de 2016

Alcy Cheuiche recebe homenagens na Feira do Livro

atualizado em 03/05/2016 09:31

A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou uma Sessão Solene, dentro da programação da 26ª Feira do Livro, para a concessão da Comenda Charrua ao Escritor Alcy Cheuiche, na noite de sexta-feira, dia 29 de abril.
O vereador Peter Linhares falou em nome do Poder Legislativo, fazendo um breve resumo sobre os 14 anos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche, que neste período, já publicou 39 livros, sendo 11 deles, de autores Caçapavanos. Peter lembrou do livro “Os Charruas” dos alunos da oficina de Bagé, lançado em 2005, que conta a saga dos índios Charruas que povoaram nossa região.

Alcy Cheuiche recebeu um troféu das mãos do presidente do legislativo, vereador Caio Casanova e do prefeito Otomar Vivian, logo após, foi descerrada a fotografia que ficará em exposição na galeria dos comendadores no plenário da Câmara de Vereadores.

Cheuiche agradeceu a homenagem e falou que a comenda Charrua dada pela Câmara de Caçapava do Sul está diretamente ligada com a história, pois os Índios Charruas foram os primeiros habitantes desta região. Esta história foi contada no livro de seus alunos da Oficina de Criação Literária de Bagé, em 2005. “Trata-se de uma obra rara porque, no brasil, pouco se escreveu sobre esses índios, que foram os primeiros cavaleiros do nosso pampa e nunca se submeteram ao invasor Europeu”, Disse também que está muito feliz pelos 14 anos de oficina literária, que iniciou em Caçapava do Sul, “Hoje ficou contente ver meus alunos alçando voo, lançando seus livros. A Oficina e a feira do livro são muito importantes para o desenvolvimento da literatura e da nossa cultura”.

Estavam presentes na sessão os vereadores Caio Casanova, Serafim Almeida, Pedro Gaspar, Teresinha Grazzioli, Jussarete Vargas, Ricardo Rosso, Peter Linhares e José Sidnei Menezes - Pirola.

Na sequencia o escritor foi homenageado também pela Feira do Livro pelos 14 anos da Oficina de Criação Literária, onde o ex-aluno e escritor Luiz Hugo Burin fez uma saudação em nome dos colegas e da feira. Foram homenageados também os seis primeiros alunos da oficina, que publicaram o livro “Estórias e Lendas de Caçapava do Sul”, Eneida Cidade, Luiz Hugo Burin, Lucas Zamberlan, Carlos Cassel, Cristina Oliveira e Remaldo Cassol.

Após sua palestra onde o escritor contou a trajetória da Oficina de Criação Literária, que teve sua primeira turma formada em 2002, desde as tratativas com o escritor Luiz Antônio Assis Brasil, para adaptar o modelo de oficina para seus padrões, até os últimos livros que estão sendo escritos pelos alunos de Porto Alegre. Alcy agradeceu o apoio do ex-Secretário de Turismo Indústria e Comércio da época, Roberto Zamberlan, que foi um dos principais apoiadores de seu projeto, bem como a todos que compartilharam da ideia de reformular a Feira do Livro de Caçapava do Sul.

No final os alunos que estavam presentes na feira fizeram a entrega de um troféu para o escritor Alcy Cheuiche.


Logo após, os foram autografados os livros “Água: elemento essencial da vida”, “Nos Caminhos da Imprensa Brasileira e Rio-grandense”, dos alunos da oficia de Criação Literária de Porto Alegre e o livro “Tudo em Movimento” da Oficina ministrada pela escritora e Psicóloga Ariane Severo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário