Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Escritores Walmor Santos, Rafael Guimaraens e Elma Sant Ana realizarão oficinas

Fonte:

Três oficinas estão confirmadas na programação da 24ª Feira do Livro, com os escritores Walmor Santos, Rafael Guimaraens e Elma Sant’Ana. As oficinas tem como público alvo professores da rede pública, mas também são abertas à comunidade. Assim como na edição anterior da feira, elas não terão custo.

Walmor Santos é catarinense, mas reside em Porto Alegre. É proprietário da WS Editor, empresa que se dedica a lançar novos escritores e a levá-los às escolas. Foi o idealizador do grupo Cria Contos, do Projeto Autor na Sala de Aula e do Projeto Comunidade Leitora (este, com Nóia Kern).
Tem mais de vinte títulos publicados e recebeu diversos prêmios.

O escritor abordará em sua oficina: a produção textual a partir do conto curto, como psicoterapia e como instrumento de comunicação clara e objetiva; como mudar os atuais índices de analfabetismo funcional no País; a produção textual que realmente ensina a escrever e ler; a estrutura e premissas do conto; etapas da criação, ideia, imaginação, criatividade e originalidade; conflito, o segredo da vida e da literatura, como unidade dramática; exercícios para a produção textual livre; correções com concisão e criatividade; o que revisar em um texto literário; modelo de concurso de produção textual para ser implantado no âmbito da escola ou da comunidade.

Outro escritor que realizará oficina durante a Feira do Livro é Rafael Guimaraens. Ele nasceu em Porto Alegre e é jornalista desde 1976. Atuou como repórter, editor e secretário de redação da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal). Foi editor de Política do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil. Exerceu diversas funções nas assessorias de imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Governo do Estado do RS e Assembleia Legislativa do RS.

Já Elma Sant’Ana nasceu em Triunfo e viveu entre Porto Alegre, Dinamarca, Groenlândia e Itália durante alguns anos. Nesses países tem apresentado estudos sobre as culturas gaúcha e brasileira.

É autora de trinta livros publicados nas áreas de pesquisa, folclore, história, biografiaé uma das grandes pesquisadoras da vida de Giuseppe Garibaldi, escreveu o livro 'Garibaldi, a cidade e o herói', em parceria com a historiadora garibaldense Elenita Girondi. Além de “As Parteiras”, e “Benzedeiras e Benzeduras”. É idealizadora e presidente do Instituto Anita Garibaldi, palestrante sobre Cultura Gaúcha e conferencista sobre políticas culturais nos municípios do Rio Grande do Sul.

Durante a feira, a escritora abordará em sua oficina o tema “Parteiras, Benzedeiras e Benzeduras, Medicina e Fé no Universo Feminino e fará uma palestra, “Meu Nome é Anita”, onde contará a vida e obra da heroína Anita Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário