Patrono 2019 - Gujo Teixeira

Patrono 2019 - Gujo Teixeira
Feira do Livro de Caçapava do Sul

terça-feira, 28 de maio de 2019

Saudação da Patrona Ariane Severo ao Patrono Gujo Teixeira


Por Ariane Severo
Ariane Severo e Denise Burin
Gujo Teixeira e Denise Burin
Ilustríssimo Senhor Doutor Giovani Amestoy da Silva, Prefeito de Caçapava do Sul. Em seu nome saúdo todas as autoridades aqui presentes.

Estimado colega e amigo Pedro Vanolin Macedo, Coordenador desta 29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul e de muitas que a antecederam. Em teu nome saúdo todos os construtores desta Feira, com destaque aos idealistas que estarão doando seu trabalho nos estandes engalanados de livros.

Minhas colegas e meus colegas escritores, teimosos artífices do livro, que estão e estarão presentes nestes nove dias dedicados à cultura e à educação do nosso povo.

Poeta Gujo Teixeira, Patrono na nossa Feira do Livro, a quem tenho a honra de transferir esta missão que me foi conferida em 2018.
Minhas senhoras e meus senhores.

Para mim, a verdadeira querência de um ser humano não é apenas o lugar onde nasceu, mas o lugar onde foi alfabetizado, onde abriu os olhos para o mundo fantástico da Literatura. Assim, sinto-me ainda mais uma escritora caçapavana por ser esta Cidade que lê a pátria da minha alfabetização, do milagre de transformar as minúsculas letras em palavras, as palavras em frases, as frases em livros, os livros em alimento fundamental da alma.

Quero, portanto, neste momento, renovar a homenagem que fiz no ano passado à mestra que me alfabetizou e a centenas de outras crianças, a querida Professora Nora Freitas, da Escola Dinarte Ribeiro, que estamos homenageando no magnífico momento de seu centenário.

Muitos anos se passaram entre as minhas primeiras letras e o dia em que publiquei meu primeiro conto, meu primeiro romance, meu primeiro poema. Mas se uma viagem de mil léguas começa no primeiro passo, como afirma a sabedoria oriental, este primeiro passo para a Literatura eu dei em Caçapava do Sul, maravilhosa querência ilustrada de histórias e lendas, onde volto, no dia de hoje, para comemorar o seu mais importante evento cultural, respeitado e admirado pela comunidade do Rio Grande do Sul.

Ter sido a Patrona desta Feira do Livro, ter comungado convosco da paixão pela palavra escrita que nos une e nos torna mais humanos, eu levarei comigo como um dos mais importantes troféus da minha vida de escritora. Troféu que também engalana a vida intelectual do meu marido, Alcy Cheuiche, do meu pai, Rivadavia Severo, e do meu tio José Antônio Severo, o que representa uma honra ainda maior, de toda a nossa família.

Poeta Gujo Teixeira: Os livros de poesia são os mais sagrados. Enquanto houver uma bela palavra, haverá poesia.

Faz tempo que eu madrugo versos,
Quase sem querer
Pra alma recordar seu jeito,
De não te esquecer
E trazer pra o redor do fogo,
Mais lembranças tuas... 

(Sonho em flor, Gujo Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário