Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

domingo, 20 de janeiro de 2013

Caravanas de Escritores vai levar 225 autores para feiras literárias





Caravanas de Escritores, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) foi inaugurado hoje (27), simultaneamente, em dois eventos literários, a 12ª Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro, e a 16ª Feira do Livro de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. 

O projeto, realizado com recursos do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), tem como objetivo promover a leitura e a literatura por meio da participação de escritores na programação no Circuito Nacional de Feiras de Livro e Eventos Literários, coordenado pela FBN. De acordo com a FBN, a meta do programa é realizar 75 caravanas até janeiro de 2013, o que dá um total de 225 autores. 

As comitivas serão integradas sempre por três nomes da literatura brasileira, sejam escritores consagrados ou novos talentos. As próprias entidades organizadoras das  feiras literárias é que selecionam e convidam os autores, mas a exigência do programa é que um deles seja da cidade onde ocorre o evento. 

O projeto tem R$ 999 mil em recursos, utilizados para o pagamento dos cachês e das passagens dos escritores. Em contrapartida, os organizadores dos eventos se responsabilizam pela hospedagem, alimentação e traslado local dos autores. 

Até domingo (30), os escritores Elvira Vigna, Cadão Volpato  e Elias Fajardo participam do evento carioca, que está sendo realizado nos jardins do Museu da República, no bairro do Catete, zona sul da cidade. Enquanto isto, outra comitiva de escritores, formada por Paulo Betancur, Airton Ortiz e Mario Pirata, está participando, desde às 9h desta quinta-feira, de palestras e debates na feira literária da cidade gaúcha. 

Autor de quatro livros de ficção adulta e um de literatura infanto-juvenil, Cadão Volpato participa amanhã (28), às 16h, na Primavera dos Livros, de uma conversa com jovens, em companhia do também escritor Guto Lins. No domingo (30), às 11h30, os três autores debaterão o tema Literatura e Artes Plásticas: Quando uma Arte Leva à Outra. Um dos escritores, Elias Fajardo, é o próprio ilustrador de seus livros. 

Além da apresentação do projeto Caravana de Escritores, a FBN está presente na Primavera dos Livros com um estande do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler)  e do Circuito Nacional de Feiras do Livro. No estande, são expostos trabalhos e livros editados pela Biblioteca Nacional.


Edição: Fábio Massalli

Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário