Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Feira do Livro de Porto Alegre é referência



Fonte:



Com o objetivo de incentivar a criação de novas feiras do livro no Rio Grande do Sul, foi realizado, nesta terça-feira (30), no Espaço do Pensamento, localizado no Cais do Porto, o 13º Encontro de Promotores de Eventos Literários do Estado, dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre. 

Durante o evento, foi destaque a ideia de que é preciso contribuir para a realização de outras feiras, e ao mesmo tempo, ter como base, a Feira do Livro de Porto Alegre, considerada a maior Feira do Livro a céu aberto da América Latina. Participaram da abertura, os representantes da Federação das Associações de Municípios do RS, José Carlos Martins, da Câmara Rio-grandense do Livro, Isatir Antonio Bottin Filho e o escritor Alcy Cheuiche. 

Com experiência de Patrono, já que ocupou o cargo na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006, Cheuiche falou sobre como deve ocorrer a organização de um evento deste porte. “É preciso se preocupar com o escritor, o livro, o livreiro e o comprador de livros”, salientou. Tendo como base algumas mudanças bem sucedidas feitas na Feira do Livro de Caçapava do Sul, no interior do Estado, ele, que também participou da preparação desta feira, destacou alguns aspectos que devem ser observados na organização dos eventos literários. Segundo Cheuiche, é preciso ter um controle dos livros, convidar apenas um escritor por dia, fazer uma feira temática e escolher como patrono, em um ano, um escritor da cidade e, no outro ano, um de fora. Além disso, destaca que é preciso cuidar da qualidade dos livros. “Isso é fundamental para o sucesso de uma feira do livro”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário