Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quinta-feira, 31 de março de 2016

Dermeval Saviani

Estará na Feira do Livro de Caçapava do Sul, no dia 26 de abril, o Dr. Dermeval Saviani, que produziu uma das obras mais importantes para a educação brasileira.

Trata-se de um autor de relevância para o pensamento social, político e pedagógico brasileiro, sobretudo na virada do século XX para XXI, mantendo-se atual diante dos debates políticos pedagógicos atuais.

Se estudarmos sua obra e trajetória de vida, podemos verificar que Saviani sempre esteve comprometido com a luta por uma sociedade justa e igualitária, sendo a socialização do saber elaborado um de seus principais fundamentos. No decorrer de sua vida acadêmica, escreveu importantes obras que têm contribuído para a formação crítica de milhares de educadores, consolidando-se como clássicos do pensamento pedagógico brasileiro, leitura obrigatória para a compreensão da educação brasileira.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que não se estuda filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação e políticas educacionais, numa perspectiva crítica, sem o estudo comprometido das obras do professor Dermeval Saviani.

Portanto, na próxima feira, principalmente professores, poderemos ter contato direto com um dos grandes nomes da educação brasileira.

O tema de sua palestra será “A centralidade da cultura letrada na educação escolar e a importância do acesso aos clássicos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário