Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

segunda-feira, 7 de março de 2016

José Antônio Severo - Produção

O Patrono da XXVI Feira do Livro de Caçapava do Sul, José Antonio Severo (73a), reside atualmente em São Paulo e trabalha como assessor especial do ministro da Defesa, produtor cinematográfico e consultor de empresas na área econômica. Publicou os seguintes livros:

  • A INVASÃO – publicado em 1979 pela L&PM Editores, romance de ficção política antevendo o processo de redemocratização do Brasil em 1985, criando um quadro de crise política que se concluiu com a volta pacífica do regime civil e a redemocratização do País.
  • A GUERRA DOS CACHORROS – publicado em 1982 pela L&PM Editores, romance de ficção científica que cria um quadro de terror na cidade de São Paulo, devido a uma mutação instantânea da população canina da cidade que ataca em matilhas devorando pessoas.
  • OS SENHORES DA GUERRA – publicado em 2.000 pela L&PM Editores. Romance histórico narrando a Revolução de 1924 nas regiões da Campanha e das Missões, n o Rio Grande do Sul, terminando com a formação e o início da marcha da Coluna Prestes. O livro conta a tragédia do líder governista Júlio Bozano, que enfrentou a rebelião de tropas do Exército e de revolucionários civis.
  •  NA CHURRASQUEIRA DA CASA ROSA – publicado em 2003 pela Expressão Sul, livro reportagem que conta a história de engenheiros e operários que construíram o Pólo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul.
  • A EPOPÉIA DA PETROQUÍMICA NO SUL – Publicado em 2006 pela editora Expressão Sul, com as memórias do engenheiro Percy Louzada de Abreu, chefe da construção da Refinaria Alberto Pasqualini da Petrobrás e do Pólo Petroquímico de Triunfo. Percy teve uma carreira completa na Petrobrás, aonde chegou a diretor comercial da estatal.
  • O GENERAL OSÓRIO E SEU TEMPO – Publicado em 2008 pela editora Expressão Sul. Biografia ficcional do general Manoel Luis Osório, patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro.
  • CEM ANOS DE GUERRA NO CONTINENTE AMERICANO, em dois volumes, RIOS DE SANGUE e CINZAS DO SUL, PUBLICADO EM 2012 PELA Editora Record. Romance histórico que conta os conflitos que incendiaram o Cone Sul e produziram a formação dos quatro países do MERCOSUL. É um épico recuperando a sucessão de guerras européias na América do Sul, os conflitos entre países depois das independências e as guerras civis que levaram à formação das nacionalidades e consolidação das fronteiras. É um livro sul-americano, mas com a visão brasileira desses acontecimentos.
No jornalismo atuou como:
  •  Repórter dos jornais Zero Hora, Correio do Povo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Gazeta Mercantil, neste último como editor sênior, diretor regional de sucursais e diretor nacional. Repórter das revistas Realidade,Veja e editor executivo da revista Exame, todas da Editora Abril. Editor De Internacional do Jornal Nacional da Rede Globo, editor chefe do Jornal da Globo, da mesma rede, e diretor geral de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão. Apresentador dos programas de telejornalismo “Crítica & Autocrítica”, da Rede Bandeirantes. e “Primeira Página”, da TV Nacional de Brasília.

No Cinema, atuou como:
  • Ator e co-produtor do filme histórico “Netto Perde sua Alma”, dirigido por Tabajara Ruas, estrelado por Werner Schünnemann, contando a vida do general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio Grandense, na Revolução Farroupilha. Este filme ganhou cinco Kikitos no Festival de Gramado e um total de 15 prêmios em festivais n o Brasil e no Exterior. Esse filme foi também a base estética e de narrativa do seriado “Casa das Sete Mulheres”, da Rede Globo, informação comprovável em várias entrevistas do diretor Jaime Monjardim.
  •  Produtor do filme “Netto e o Domador de Cavalos”, dirigido por Tabajara Ruas, estrelado por Tarcísio Filho e Werner Schünemann, ficção recriando a lenda do Negrinho do Pastoreio.
  • Produtor, roteirista e autor do livro filmado “Os Senhores da Guerra”, uma obra em duas partes, os longas metragens “Passo das Carretas” e “Passo da Cruz”, dirigidos por Tabajara ruas, em fase de pos produção. Estes dois filmes serão lançados no mercado ainda no ano de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário