Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 15 de março de 2016

José Antonio Severo eleito patrono da 26ª Feira do Livro de Caçapava

Fonte: Gazeta de Caçapava

Domingo (06), ocorreu no Salão Paroquial o primeiro evento público da Feira do Livro de Caçapava, a transcorrer entre 22 de abril e 1º de maio, em sua 26ª edição.

Com o tradicional almoço que antecede a mostra literária propriamente dita, foi eleito o patrono, recaindo a escolha no jornalista e escritor José Antonio Severo. Conforme a praxe, este ano a honraria cabe a um caçapavano.

Na maior afluência de público já registrada, pois 85 convivas confraternizaram no sempre apreciável “buffet do Adão”, houve a eleição do patrono da Feira, havendo José Antonio Severo recebido 60% dos votos e escolhido como o homenageado deste ano.

A representação da comunidade caçapavana contou, também, com as presenças do pároco local pe. Rudinei, secretária municipal de educação Maria Alice Santos, coordenador da Feira Pedro Vanolin, xerifes Luiz Hugo e Denise, ex-patronos e representatividade da nossa sociedade.

José Antonio Severo tem longa carreira no jornalismo e literatura nacionais: repórter nos jornais Zero Hora, Correio do Povo, o Estado de São Paulo, O Globo, Gazeta Mercantil, no qual foi um dos últimos diretores nacional; editor-chefe da Folha da Manhã; editor executivo das revistas Veja, Exame, Realidade, da editora Abril, editor na TV do Jornal da Globo e diretor da Rede Bandeirantes de Televisão.

Autor dos livros “A Invasão” (1979), “Guerra dos Cachorros”(1982), “Os Senhores da Guerra” (2000), “Na Churrasqueira da Casa Rosa” (2003), “Epopeia da Petroquímica” (2006), “General Osório e Seu Tempo”(2008), o duplex “Rios de Sangue” e “Cinzas do Sul” (2012).

No cinema, em parceria com Tabajara Ruas, atuou como roteirista e produtor nos filmes “Netto perde sua alma”, ganhador de cinco prêmios Kikito no Festival de Gramado, e outros 15 em festivais brasileiros; “Netto e o domador de cavalos”, e “Os Senhores da Guerra”.

Atualmente reside em Brasília, onde presta especial assessoria ao Ministro da Defesa, e opera como consultor de empresas na área econômica.


Por Rivadávia Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário