Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sarau Poético Musical presta homenagem a Lupicínio Rodrigues

Fonte:

No ano do centenário de Lupicínio Rodrigues (1914 - 1974) a Casa do Poeta de Caçapava do Sul promove “Sarau Poético Musical” presta homenagem artista gaúcho eternizado pela música “dor de cotovelo” em clássicos como “Nervos de Aço”, “Loucura”, “Ela disse-me Assim” e “Nunca”. O evento acontecerá das 20h às 22h, no Salão Paroquial, durante o encerramento da 24ª Feira do Livro.

A abertura do sarau será realizada por André Ramir, a apresentação de Dóris Santana e terá participação da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo, Duda Brito, Rogério Silva, Renata Bairros e Rodrigo Alberti. João Henrique Silva, Guilherme Alves Marques e Michelly da Rosa Flores serão os declamadores.

A realização é da Casa do Poeta, Universidade Federal do Pampa, Secretaria Municipal de Cultura, Cineclube Vagalume e Ponto de Cultura “Encontro com a cultura gaúcha”.

Sobre Lupicínio Rodrigues 

Lupe, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.

Por Marcelo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário