Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sábado, 31 de março de 2012

Contos Gauchescos terá exibição na Feira do Livro

http://www.farrapo.com.br/portal/index.php?i=2&n_num=935

A 22ª Feira do Livro de Caçapava do Sul será dedicada aos cem anos da primeira publicação do livro “Contos Gauchescos”, de Simões Lopes Neto. Entre as atividades da feira está a exibição do filme baseada na obra do escritor pelotense. A sessão inicia às 19h15min, no dia 06 de maio (domingo), no Salão Paroquial. 

No ano do centenário (1912-2012), Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. 

Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado) , tropeiro leal e valoroso, que acompanha os espectadores por cinco episódios: o documentário sobre a vida e o legado do escritor – que abre o filme -, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense a primorosa ambientação dos usos e costumes do pampa, uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

No elenco que homenageia os atores gaúchos estão nomes como Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lelis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros. Radicada em Porto Alegre, a atriz baiana Ingra Liberato comprova seu reconhecido talento e está à vontade ao interpretar um personagem clássico da obra simoniana. 

Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro, Tom Perez , Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estreia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.

A equipe reúne técnicos que formam com Henrique um grupo experiente: a diretora de arte Adriana Nascimento Borba, o diretor de fotografia Eduardo Amorim, o roteirista Pedro Zimmermann, que também assina a direção do episódio de abertura, o montador argentino Cesar Custodio, o compositor Sergio Rojas e a diretora de produção Gina O’Donnell.
Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada, Contos Gauchescos é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio , Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário