Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sábado, 31 de março de 2012

Filme Contos Gauchescos


Em Caçapava do Sul será apresentado no no dia 06 de maio, às 19h15, dia dedicado à Tradição e ao Folclore Gaúcho na XXII Feira do Livro, seguido de mesa redonda para debate do filme Contos Gauchescos, com a participação do cineasta Henrique de Freitas Lima, do escritor Alcy Cheuiche e do patrono da feira Rivadavia Severo.

Em formato digital DVD, a versão para as salas de cinema do projeto Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima (de Lua de Outubro e Concerto Campestre), teve pré-estréia aberta ao público no Centro de Eventos do Parque Harmonia, em Porto Alegre, no dia 15 de setembro de 2011, integrando a programação oficial dos Festejos Farroupilhas  que se realizarão na cidade.  O filme tem estréia nos cinemas prevista para o primeiro semestre de 2012 em cópias 35 mm.

Na véspera do centenário (1912-2012), Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado) , tropeiro leal e valoroso, que conduz os espectadores por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor ,que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial.  Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense a primorosa ambientação dos usos e costumes do pampa que é uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

No elenco, que homenageia os atores gaúchos, pontificam nomes como Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lelis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros. Radicada em Porto Alegre, a atriz baiana Ingra Liberato comprova seu reconhecido talento e está à vontade ao interpretar um personagem clássico da obra simoniana. Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público,  como  J.N. Canabarro, Tom Perez , Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo  também estréia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini.  Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.

A equipe reúne técnicos que formam com Henrique um grupo experiente: a Diretora de Arte Adriana Nascimento Borba, o Diretor de Fotografia Eduardo Amorim, o Roteirista Pedro Zimmermann, que também assina a direção do episódio de abertura, o montador argentino Cesar Custodio, o compositor Sergio Rojas e a diretora de produção Gina O’Donnell.


O projeto inclui uma versão para a tela pequena, com exibição já acertada com a TV Brasil e TVE RS, em formato de mini-série, com sete segmentos . Aos episódios que integram o filme, serão agregadas as adaptações dos contos Negro Bonifácio e Trezentas Onças. É provável que Pelotas e Jaguarão sediem as filmagens dos novos episódios, o que vem sendo negociado entre as Prefeituras Municipais e os produtores.  A Pré Estréia do filme terá presença do diretor, equipe e elenco.

Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada,  Contos Gauchescos  é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio , Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

 O IJSLN – Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, é parceiro da iniciativa, também apoiada pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini.

Cinematográfica Pampeana
51 3235 2066

Nenhum comentário:

Postar um comentário