Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 17 de abril de 2012

O explorador, o aventureiro Airton Ortiz está de volta



O dia 8 de maio, neste ano, na Feira do Livro, será dedicado à literatura de viagem. De manhã e de tarde crianças e adultos poderão viajar pela imaginação, assistindo no Clube União “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, uma peça teatral com entrada franca. 

Na programação noturna da Feira vai acontecer outra viagem mais ousada, pilotada pelo criador do gênero Jornalismo de Aventura, o explorador, aventureiro e fotógrafo Airton Ortiz.

O jornalista especializado em reportagens internacionais, sobre a natureza selvagem, propõe uma palestra/show intitulada “Uma volta ao mundo em 13 livros”. Com simplicidade, numa linguagem quase coloquial, o homem que escalou as montanhas mais altas do mundo, que atravessou mares e desertos, que conviveu com as mais estranhas tribos africanas, vai contando as suas histórias. Algumas dessas histórias, por incríveis ou inacreditáveis, às vezes fazem-no passar por mentiroso, mas basta ler os seus livros, baseados em dados e fatos, para se perceber que a nossa imaginação é que é limitada ou reduzida, diante da experiência do jornalista, que tem matérias publicadas na maioria dos grandes jornais e revistas brasileiros, como Zero Hora, Jornal do Povo, Jornal do Brasil, TERRA, Horizonte Geográfico e Giro & Aventura, entre outros. 

Há três anos Ortiz é jurado da revista VEJA, edição especial de turismo, que escolhe O melhor do Brasil. Inclusive, em virtude do seu talento multifacetado, os ouvintes da Rádio Gaúcha sabem disto, Airton é comentarista do programa Galpão do Nativismo, especializado na cultura regionalista do Rio Grande do Sul.

Ele já esteve na Feira do Livro de Caçapava em outras oportunidades, mas a cada volta traz na bagagem mil histórias interessantes pra contar. Agendem-se. Não custa nada.



por
Pedro Vanolin Macedo
Coordenador da Feira do Livro de Caçapava do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário