Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Homenagem a Professora Alda Marques Severo



Professora Alda Marques Severo, nasceu em 14 de agosto de 1932, no município de Caçapava do Sul, filha de Lupicínio Alves Marques e de Maria das Dores Araújo Marques, (Dona Filinha) para os amigos, casada com srº Francisco Dutra Severo.

Seus filhos, Francisco Carlos, engenheiro, casado com Ana Caloca Severo, tendo os filhos Cássia, Caio e Lucas Severo. Nilton Bem Hur (in memoriun) engenheiro agrônomo, casado com Elisabeth Pigato Severo, tendo os filhos Fábio e Bruna Pigato Severo. Paulo Rubens Severo, professor, solteiro e Luz Henrique, casado com Rosiquel de Freitas Severo, tendo os filhos Camila e Caroline Freitas Severo.

Professora Alda iniciou seus estudos no Curso Primário na Escola Dinarte Ribeiro, o Normal Regional na Escola Santíssimo Nome de Jesus, em 1966, cursou o 2º grau, contabilidade, na Escola técnica de Comércio Drº Borges de Medeiros em 1967.

Curso Superior Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Regional da Campanha, Urcamp, Bagé em 1972, pós graduada em Folclore, pela Faculdade Palestrina de Porto Alegre, em 1983.

Magistério, vocação que iniciou ainda muita jovem aos 14 anos, ministrava aulas numa escola de Campanha na localidade de Cambaí (Arroio dos Negros, tupi-guarani) no Municipio de São Gabriel. Em Caçapava lecionava em sua residência, durante o estágio do normal regional, lecionou na Escola Particular Santíssimo Nome de Jesus, colégio das irmãs.

Em 1960, assume no Magistério Municipal na Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, em 1966, atuou na Escola Municipal Drº Alfredo Duarte.
No ano de 1967, a professora Alda Marques Severo, assume o cargo no Magistério Público Estadual, no Grupo Escolar Cidade de Caçapava, hoje, Escola Estadual Profª Januária Leal, onde atuou como professora e vice-diretora da então diretora Simone Mór.

Já em 1972, atua na Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, como professora e Supervisora Escolar.

Em 1988, assume na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçapava do Sul, APAE, desempenhando as funções de Tesoureira na Diretoria e após como Diretora da Escola Especial Wantuil Miranda, atuando até o ano de 2010.

Direção, professores e alunos da Apae

Legenda: Alunos encantaram público e deram exemplo de superação

Professora Alda Marques Severo foi homenageada pelo trabalho junto à APAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário