Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sábado, 27 de abril de 2013

Começou a 23ª edição da Feira do Livro

Por Gazeta de Caçapava e Provedor Farrapo


Os escritores de Caçapava que irão lançar livros são: Johnatan Osório, Lislair Leão Marques, Marcelo Spode e Maximilian Fries Caminhos do Sul da América; Alfredo Laureano de Brum Sobrinho, O Velho Franklin; Ivan Pessoa Moreira,Os Lírios do Alvorecer; Zeno Dias Chaves e Blau Souza, lançam a obra Pela Palavra Empenhada e alunos da escola Nossa Senhora da Assunção, lançam o livro de poesias, EENSA em Versos, que foi coordenado pela professora Tatiana Tavares Leão, em homenagem aos sessenta anos da escola.

- Fiquei entusiasmado com o lançamento do livro Doces Lembranças, em 2012. Pensei que este ano poderia novamente contribuir com a feira, por isso, assim que a edição passada encerrou, comecei a escrever O Velho Franklin. Um romance histórico, baseado em alguns fatos reais, com enfoque na solidão e velhice - conta Alfredo de Brum Sobrinho.

No Instituto Dinarte Ribeiro, acontecerá a exposição de fotografias Contextura do Abandono, dos caçapavanos Lislair Leão Marques, Daniel Miranda, Jacques Duarte Cassel e Juliano Teixeira Porto.

- A nossa exposição fotográfica é uma janela para memória histórica de Caçapava, passado forjado pela força de um povo guerreiro. Sob um olhar em preto e branco, de quatro amantes da fotografia, retratando a conservação da história, buscando a valorização de nosso patrimônio. O objetivo é guiar os olhos da sociedade, mostrando os detalhes das antigas construções e sua importância para o município, para não deixarmos cair em esquecimento ou abandono, pois o futuro de uma população depende de sua história - disse Juliano.

O Sarau Poético que será realizado amanhã em homenagem ao patrono, é coordenado pela Casa do Poeta, em parceria com o Ponto de Cultura, Secultur, Unipampa e Cineclube Vagalume. Serão apresentadas músicas e poesias de Vinícius de Moraes. De acordo com Felícia Lopes, o objetivo é divulgar a arte, valorizar os artistas locais e fazer com que mais pessoas se interessem por isso

O patrimônio histórico de Caçapava será tema de um painel, apresentado pelo jornalista Euclides Torres, secretária de Cultura e Turismo Maria Alice Santos e pela arquiteta e mestre em patrimônio cultural pela UFSM, Michelle Campos Morais, que irá apresentar um estudo feito sobre a situação dos 24 prédios históricos da cidade.

- Queremos chamar a atenção para os prédios históricos de Caçapava que estão pra lá de precários. Mostrar a importância deste patrimônio para o turismo histórico e que a cidade faz parte desta importante rota. A idéia é mobilizar estudantes, mas toda comunidade está convidada a participar. Quem não conhece o passado, não pode compreender o presente e compromete o futuro - disse o jornalista.

O encerramento da feira, no domingo, dia 05, que geralmente é feito por artistas de fora, nesta edição será realizado pelo Grupo Sul em Canto. Veja a programação completa na página ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário