Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 30 de abril de 2013

30 de Abril para os Caçapavanos

Em 30 de abril de 1839 foi apresentado pela primeira vez na Segunda Capital Farroupilha, Caçapava do Sul, a Bandeira e o Hino Rio-Grandense.

“Viva a Generosa Nação Rio-Grandense!” é um livro de Pedro Vanolin que narra os passos da Farrapofest que reviveu esta passagem 160 anos atrás. O evento ocorreu em 1999. No livro, o escritor através de uma adaptação de Olavo Bilac descreve o guerreiro farrapo:


Farrapo!



Farrapo! Este nome criado pelo desprezo será nobilitado pela inevitável gloria da justiça do tempo.

Farrapo será um título de suprema honra! 

Muitos dos nossos guerreiros são pobres, maltrapilhos, que acampam e dormem ao relento, contentando-se com um bocado de carne crua, com a face voltada para as estrelas. 

Eles não têm dinheiro, nem uniforme, não podendo renovar as botas ou ponchos, que o pó das estradas, as balas, as cutiladas, as chuvas entraçalham e fazem apodrecer. 

Nossos guerreiros têm orgulho do que são, do que fizeram das suas escolhas, da sua determinação e bravura, sendo mais ricos assim, possuindo apenas o seu cavalo, a sua garrucha, a sua lança, a vontade de viver num chão livre, olhando para a estepe infinita que os cerca, para o infinito céu que os cobre e, entre esses dois infinitos, expandir, espalhar, transportar no vento minuano o seu ideal de justiça e fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário