Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 30 de abril de 2013

Homenagem ao escritor Paulo Flávio Ledur

Por Janaína Souza
 



Boa noite, Senhoras e Senhores!

É com muita honra, que apresento-lhes o palestrante da noite.

Paulo Flávio Ledur é Licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Ministrou aulas de Literatura Portuguesa e Língua Portuguesa na FAPA e de Editoração na Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC e no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. 

Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Escola Superior do Ministério Público, na Escola de Gestão Pública da Famurs, na Justiça Federal, no Tribunal Regional Federal e no Instituto de Estudos Municipais, além de ministrar cursos e seminários destinados a profissionais liberais, executivos, servidores públicos, entidades de classe e organizações de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. 

É autor de diversos livros, destacando-se: Português Prático, Guia prático da nova ortografia, Redação oficial dos municípios e Os pecados da língua.
Além do magistério, Ledur tem destacada atuação como editor, seja a frente da Editora AGE, seja dirigindo o Instituto Estadual do Livro no RS, no biênio 93-94, ou presidindo, em 2002, o Conselho Estadual de Cultura do RS, e de 98-2001, a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Feira do Livro de Porto Alegre. Essa atuação lhe valeu diversos prêmios, destacando-se a Medalha Caio Prado Jr. de Editoração Cultural, concedida pela União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro, em 1994. O troféu Personalidade, da Câmara Rio-Grandense do Livro, e duas medalhas Simões Lopes Neto do Governo do RS e da Associação Brasileira de Escritores, ambas em 2002.

Ministrará esse ano, aqui na nossa Feira do Livro, Oficina com o seguinte tema: “Nosso aluno precisa pensar mais e decorar menos”, ou seja, pretende alertar aos professores sobre a necessidade de fazerem com que o aluno não se limite a decorar os conteúdos de Língua Portuguesa, mas que estimulem sempre a utilização do raciocínio lógico, dedutivo, da atenção e da reflexão.
Possui verdadeira capacidade de encantar os alunos. Um dos gramáticos mais sólidos, mais atualizados e mais didáticos do RS, e que pela quinta vez vem nos honrar e nos presentear na Feira do Livro de Caçapava do Sul.

Aproveitem, caros amigos, as lições desse mestre.

Com vocês, PAULO FLÁVIO LEDUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário