Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Entrega do 3º Prêmio Literário Legislativo



Na quinta-feira, dia 10, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma sessão solene em homenagem aos vencedores do III Prêmio Literário Legislativo, que foram classificados no concurso de contos e poesias, que há três anos é feito em parceria com a Casa do Poeta de Caçapava do Sul - CAPOCAÇA.

A sessão foi realizada no Salão Paroquial, onde foi homenageada também a comissão organizadora da XXII Feira do Livro e a vereadora Rosilda Freitas, como ex-presidente do Legislativo e incentivadora do Prêmio. Estava presente também na  solenidade a idealizadora do Prêmio Literário Legislativo, a ex-vereadora Rosane Abdala, que auxiliou os parlamentares na entrega dos premiados.

Este ano, devido à ampla divulgação do Prêmio inclusive pela internet, houve participantes de vários estados do país e alguns trabalhos de brasileiros que estão fora do Brasil, como Japão e Suiça. 

Os vencedores no estilo poesia, categoria ensino fundamental foram Graziela Nunes, Letícia Antunes e Alice Pereira, da cidade de Tijucas, SC. Dos alunos do ensino Médio, os vencedores foram Marwio Câmara, da cidade de Santa Cruz, RJ, o 2º lugar ficou com a caçapavana Karolene Ramires da Escola Técnica Rubens da Rosa Guedes e o 1º lugar com o aluno Érecles Horstamm de Tijucas, SC. Na categoria Acadêmicos, os vencedores foram Karline Costa, do Ceará, João Paulo Hergesel de São Paulo e Antonio Baracat, da cidade de Itabuna. Das pessoas da comunidade, que participaram, os premiados foram Maria Celeste Carloto, que reside em Porto Alegre, André Soares e o caçapavano Ubiratã Soares.

No estilo conto, na categoria ensino fundamental, o 3º lugar ficou com a aluna da Escola Januária Leal, Paula Giovana Santos e os demais alunos premiados foram Ana Paula Rodrigues e Matheus Alves campos, ambos da cidade de Tijucas, SC.

Na categoria acadêmica, os caçapavanos Edson Luis marques e Roger Fabiano Alves ganharam os 3º e 2º lugares e o primeiro lugar foi para o estudante João Paulo Hergesel da cidade de Sorocaba, SP. Na categoria contos – comunidade os vencedores foram Márcia Regina Araujo e Edweine Loureiro com o 3º e 2º lugares, sendo o primeiro lugar entregue para Silvana Michele Ramos, moradora do estado do Pará, que veio até aqui receber seu prêmio e prestigiar a Feira do Livro. Silvana é formada em medicina e já tem trabalhos publicados em livros de outros autores. 

A vereadora Rosilda Freitas falou em nome da Câmara e a Presidente da Casa do Poeta, Felicia Lopes usou a palavra para agradecer ao legislativo por dar continuidade ao Prêmio.

Na oportunidade foi lançado também o livro do 3º Prêmio Literário, contendo todos os trabalhos premiados no concurso. Cada um dos classificados recebeu exemplares deste livro e no final da solenidade houve uma sessão de autógrafos dos escritores homenageados. Uma parte destes livros serão doados para escolas e instituições.

No encerramento da sessão, o Presidente da Casa, Ilson Tondo, falou da importância de incentivar a cultura e da valorização cada vez maior do Prêmio Literário Legislativo, comentando que esta iniciativa já ultrapassou a esfera municipal, se tornando um concurso nacional e até mesmo internacional, pela participação de pessoas de outros estados da federação e de fora do País.

Um comentário:

  1. Boa Noite,

    Gostaria de saber porque até hoje não recebi meu troféu e diploma?, aguardo

    Grato
    Antônio Baracat.

    ResponderExcluir