Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

terça-feira, 1 de maio de 2012

Festa Literária começa nesta sexta-feira(04)


Especial para o Jornal do Pampa

Inicia nesta sexta(04) no Salão Paroquial a XXII Feira do Livro. O tradicional evento coordenado por Pedro Vanolim vem com dez dias de intensa programação literária nas suas diversas versões: livros, canto, dança, música, recitais, exposição e autógrafos de escritores gaúchos renomados. Complementam as atividades cinco imperdíveis oficinas.

A edição de 2012 tem como Patrono o escritor e professor Rivadávia Severo e o evento homenageia cem anos da primeira edição do livro “Contos Gauchescos", de Simões Lopes Neto. O evento mobiliza os apreciadores de arte, cultura e literatura de toda a região. Confira as principais atividades da programação e participe:

Dia 4 de maio – Sexta-feira: dedicado à abertura da Feira
19:00 h: abertura da Feira: toque de sineta pelos Xerifes da Feira Denise Gervásio Burin e Luiz Hugo Burin;
19:30h: cerimônia de transmissão do cargo de Patrono da Feira de José Antonio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado para Rivadavia Severo com manifestação de ambos;
20:00h: palestra de Alcy Cheuiche abordando vida e obra de Simões Lopes Neto. 

Dia 5 de maio – sábado: dedicado ao Patrono da Feira do Livro, escritor Rivadavia Severo
20:00h: palestra e sessão de autógrafos do escritor Rivadavia Severo, Patrono da Feira do Livro.
21:00h: espetáculo MUSIClass em homenagem ao Patrono

Dia 6 de maio – Domingo: dedicado à Tradição e ao Folclore Gaúcho
19:00h: exibição do filme Contos Gauchescos, longa metragem em episódios, que adaptou para as telas alguns dos contos clássicos de João Simões Lopes Neto, produzido e dirigido por Henrique de Freitas Lima. Após a exibição do filme mesa redonda para debate do filme Contos Gauchescos, com a participação do cineasta Henrique de Freitas Lima, do escritor Alcy Cheuiche e do patrono da feira Rivadavia Severo.

Dia 7 de maio - Segunda-feira: dedicado à Poesia
20:00h: saudação ao escritor Dilan Camargo.  Orador: Luiz Hugo Burin.
20:10h: palestra de Dilan Camargo.

Dia 8 de maio – Terça-feira: dedicado à Literatura de Viagem
10:00h: apresentação da peça teatral “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, no Clube União Caçapavana, pelo grupo “Teatro Por que Não?”.
20:00h: saudação ao escritor Airton Ortiz.

Dia 9 de maio - Quarta-feira: dedicado à Poesia e às crianças
20:00h: homenagem ao poeta Mário Pirata. 

Dia 10 de maio - Quinta-feira: dedicado aos vencedores do 3º Prêmio Literário Legislativo
19h: Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, no recinto da Feira do Livro, em homenagem ao Terceiro Prêmio Literário Legislativo. 
19:00h: na mesma Sessão Solene a Câmara Municipal de Vereadores presta homenagem à Feira do Livro de Caçapava do Sul e aos vencedores do 3º Prêmio Literário Legislativo, promovido em parceria com a Casa do Poeta “Clara Haag Kipper”. Serão anunciados e premiados os vencedores.

Dia 11 de maio - Sexta-feira: dedicado ao Conto e à Literatura Infanto-Juvenil
10:00h: o jornalista Euclides Torres explica: “Por que é importante e urgente preservar o patrimônio arquitetônico-histórico de Caçapava do Sul?” (Com destaque para dois locais: A Casa dos Ministérios e o Forte D. Pedro II).
19:50h: Maria Rita Py Dutra aborda a “Desconstrução dos Preconceitos”
20:20h: saudação à escritora Jane Tutikian.   Oradora: Carmeline
20:30h: exibição de um vídeo sobre a vida e a obra de Jane Tutikian e palavra da escritora sobre a “Importância da Leitura”

Dia 12 de maio – Sábado: dedicado aos Escritores Caçapavanos
19:00h: apresentação do Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos”
19:45h: Rivadavia Severo presta homenagem aos escritores caçapavanos.
20:00h: a palavra dos escritores caçapavanos. Livros: “Doces lembranças”, de Alfredo Laureano de Brum Sobrinho, “Farrapos & Sabinos”, de Euclides  PintoTorres, “Flores a Vovô Miguel”, de Lislair Leão Marques, “Pela janela da imaginação”, de Felícia Teresinha Soares Lopes , “Florada da Alma” e “Inquietude do Íntimo”, de Ivan Pessoa Moreira, “Gente Campeira”, de Lori da Rosa Krusser, “Caçapava do Sul: História, Tradição e Natureza”, de Zeno Dias Chaves e “Rios de Sangue” e “Cinzas do Sul”, de José Antonio Severo.

Dia 13 de maio – Domingo: dedicado ao encerramento da Feira do Livro
12:00h: almoço festivo “Homens na Cozinha”, na AABB, promovido pelo Lions Clube, com a participação de José Antonio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado, Alarico e família
19:00h: manifestação do Anonymus Gourmet


A programação artística, das oficinas e demais atividades pode ser conferida neste Blog, clicando pelo interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário