Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Receita de amigo - Discurso da professora Rosane Miolo dos Santos no encerramento da Feira do Livro, domingo, dia 13


Saudamos os integrantes da mesa e, ao cumprimentá-los, destacamos o Patrono da 22ª Feira do Livro, colega e amigo Rivadavia Severo, dizendo da nossa alegria e reconhecimento por tão merecida homenagem.
 
Nessa noite de encerramento do evento Feira do Livro, coube-nos homenagear o Patrono da edição de 2011, escritor José Antonio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado, junto aos seus familiares e ao pequeno Alarico.

 Eles não vieram, mas vocês, queridos amigos, aqui estão. Decidimos, então, homenagear todos os presentes, aquelas pessoas que realmente fazem a Feira de Caçapava do Sul acontecer. Dedicamos, pois, a mensagem, a seguir, ao Patrono Prof. Rivadavia e aos Coordenadores do evento cultural, meus grandes amigos Pedro, Denise, Luiz Hugo, Rosalilia, Carmem Suzanita, Carla, Felícia, Isa Dóris e demais colaboradores e apoiadores: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Oferecemos a homenagem a todos os amigos dos estandes dos clubes de serviço e entidades, que durante dez dias receberam as crianças, os jovens e os adultos, divulgando os livros e a literatura, num trabalho voluntário e responsável.

 Confesso que não tenho habilidades culinárias; “quebro o galho na cozinha”, quando não quebro copos e pratos, ou abuso do sal no camarão. Mas tenho um anjo salvador, Zélia, a cozinheira da casa, que administra com perfeição o forno e o fogão. Assim, fico livre para brincar com as palavras, e descobrir nelas os mais diferentes saberes e sabores também.

 E para que as palavras, nesse momento, despertem sensações doces, recheadas de amizade e carinho, entremeadas, ainda, de aromas irresistíveis, optamos por oferecer aos amigos uma deliciosa receita: Receita de Amigo.

 Objetos para a receita: uma folha de papel, caneta, imaginação e sensibilidade na porta do coração. Organização das ideias: escolha um local silencioso e aconchegante, iluminado pelo sol da manhã, sente-se à mesa de trabalho e deixe o pensamento voar. Nessa aventura mágica, o rosto do amigo surgirá sorridente, presente.

 Ingredientes: selecione todos os sentimentos que permitam destacar os agradáveis momentos vividos ao lado do sempre e fiel amigo. Nada que denote quantidade, peso ou medidas equivalentes, para que tais sentimentos se tornem realmente espontâneos e companheiros. Modo de fazer:

         - Abra o coração e deixe voar pelos ares a surpresa do reencontro;

         - Acrescente, aos poucos, alegria, em forma de brilho no olhar;

         - Misture carinho e felicidade no ato de abraçar e acolher;

         - Adicione companheirismo, batendo palmas e sorrindo;

         - Junte, ainda, compreensão, união e fidelidade, para fortalecer ainda mais a amizade;

         - Respire fundo, controle a emoção, mas não pare de sorrir;

         - Reorganize o pensamento e abra caminho para as lembranças, com aromas de nostalgia;

         - Pare um pouco e só então revele a saudade, aconchegada no lado esquerdo do peito.
 
Dica importante: oferte esse fruto doce da harmonia com mãos leves e fortes braços de abraçar carências. Dê um toque a mais à sua amizade, acrescentando ternura e amor no seu caminho.

         Amigos!
 
Precisamos acrescentar algo mais a essa mensagem:
 
Voltem sempre para aplaudir os livros que também despertam milhares de sensações: livro novo tem cheiro de perfume doce, ou quem sabe, de pipoca quentinha; o folhear de páginas permite tocar no frágil corpo; se os olhos não veem a paisagem descrita, a imaginação enxerga longe no horizonte; ouvir histórias é entrar na própria história e vestir a personagem. E se na maioria das vezes, nossa imaginação viaja entre a memória visual e a auditiva, salivar também é permitido. De que forma? Basta ler uma receita de amigo, para unir e reunir a família e os amigos.

 Voltem sempre para saudar, homenagear e reencontrar os livros.

 Caçapava do Sul, uma cidade que lê, sabe realmente apresentar receitas e conversas do coração aos verdadeiros e fiéis amigos.

  Voltem amigos, hoje e sempre!

  Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário